Pular para o conteúdo principal

ANNABEL BEAM, A LINDA HISTÓRIA DA MENINA DOENTE QUE FALECEU E VOLTOU A VIDA CURADA

  Cristy Beam nunca vai esquecer aquele triste momento.

Ela estava sentada ao lado da cama de Annabel, a filha de nove anos, quando a menininha se virou para ela e disse: 'Mamãe, eu só quero morrer. E eu quero ir para o céu e viver com Jesus, onde não há mais dor.
Annabel Beam (foto em 2014) sofreu de um Transtorno de Motilidade de Pseudo-Obstrução 'incurável', mas depois de cair a 30 pés de uma árvore oca ela foi curada
Annabel Beam   em 2014
Depois de quatro anos e meio de doença crônica, progressiva e incurável - de internações hospitalares, procedimentos, inúmeros medicamentos e dor interminável -, tanto a mãe quanto a filha tinham atingido seus limites.

Annabel parou de lutar. Christy não  podia fazer mais nada.

"Por mais que a minha fé tenha sido testada e eu a tenha questionado", ela diz: "Naquele momento, entreguei-a a Deus".

Eles precisavam de um milagre. Uma semana depois, em 30 de dezembro de 2011, eles conseguiram um.

Christy Beam, 46, diz : “A verdade é que demorei muito tempo para aceitar que Anna estava curada.  Eu diria que por quase um ano após sua queda eu estava esperando o pior acontecer '
Esse foi o dia em que Annabel caiu 30 pés de altura em uma árvore oca e emergiu fisicamente ilesa, curada da doença 'incurável' que a atormentava e afirmando ter ido para o céu onde ela estava sentada no colo de Jesus.

Hoje Christy,  converteu esse milagre em um bestseller do New York Times, Milagre no Paraíso.

O filme de mesmo nome, estrelado por Jennifer Garner,  já é um grande sucesso nas plataformas de todo tipo.
A árvore onde Annabel caiu três metros abaixo em Cleburne, no Texas, e os bombeiros levaram cinco horas para resgatá-la.  Então 9 anos de idade, Anna foi inicialmente indiferente, mas chegou e disse a seus pais que ela tinha ido para o céu e se sentou no colo de Jesus
 A árvore onde Annabel caiu três metros abaixo em Cleburne, no Texas, e os bombeiros levaram cinco horas para resgatá-la
Agora, falando da casa da família em Cleburne, Texas, onde mora com o marido veterinário Kevin, também 46, Abigail, 16 anos, Annabel, 13 e Adelynn, 11 anos, Christy admitiu que ainda está lutando para chegar a um acordo com o quão diferente  a vida de Annabel hoje é daquela que ela tinha imaginado com medo.
  “Tudo aconteceu tão rápido com o livro e o filme, tudo se tornou uma bola de neve e ficou muito maior do que jamais sonhei.'' diz Cristy.


A vida de Christy tinha se tornado tão  previsivel   pela doença de sua filha que seus dias  marcavam em um gráfico que listava quais medicamentos Annabel deveria receber e quando - nas semanas e meses após a recuperação de Annabel ela não sabia, ela revela: "como ficar quieta".

Annabel tinha apenas quatro anos quando seus pais perceberam que algo estava errado.

Christy relembra: “No filme, a doença de Annabel foi retratada como duradoura por um ano, mas na vida real ela ficou doente por quatro anos e meio.

"Começou com o que chamamos de" problemas de barriga ". Ela estava distendida e com dor, sempre dizendo "mamãe, minha barriga dói".  Algo não estava certo. Então, quando ela tinha cinco anos, ela estava totalmente obstruída e quase a perdemos. Eles ( os médicos)fizeram uma grande cirurgia para liberar a obstrução e, enquanto ainda estávamos no hospital, nove dias depois, ela ficou obstruída novamente.

"Eles voltaram e liberaram essa obstrução e ela ficou no hospital por 21 dias."

Assim começou o que Christy descreve como "a luta por um diagnóstico".

  'Foram precisos muitos, muitos médicos e muitos, muitos diagnósticos errados para descobrir o que ela tem,   que é  o chamado de distúrbio de mobilidade por pseudo-obstrução.' Christy piscou os olhos  e se corrigiu: "Desculpe o que ela tinha".

O Transtorno da Motilidade da Pseudo-Obstrução é uma desordem rara da motilidade gastrointestinal onde as contrações coordenadas (peristaltismo) necessárias para mover a comida através do intestino  evitam que o doente seja capaz de digerir adequadamente e absorver nutrientes.

Annabel foi encaminhada ao Dr. Samuel Nurko, um renomado gastroenterologista pediátrico, baseado em Boston.
Depois de alguns meses, Bream diz que Annabel estava brincando, comendo normalmente e cheia de vida.  Ela diz que era "uma criança diferente"
Dentro da árvore  onde Annabel caiu
Ele era, Christy diz, "maravilhoso". Mas ele não podia prometer uma cura para Annabel - apenas o gerenciamento de sua condição e a dor e o desconforto que isso causava.

Christy lembra: 'Annabel estava ficando cada vez pior. Ela  tomava 10 medicamentos ao longo do dia.

Ela moraria no sofá, com uma almofada térmica no estômago.

Tentamos não deixar a doença defini-la, tentamos continuar tão normalmente quanto podíamos, mas tínhamos esse bebê doente.

Ela acrescenta: 'Não havia cura. Tudo o que eles podiam fazer é dar-lhe  remédios para melhorar a qualidade de vida e normalmente o que acontece é quando   têm um grande surto, o que Annabel estava constantemente tendo, e qualquer coisa pode causar - um vírus, um resfriado, qualquer coisa - tinha que ir para o hospital e não pode comer  nada a não ser ingerir fluidos e  medicação para deixar os intestinos descansar.

Então ela  ficava deitada na cama até que o corpo  decidisse trabalhar novamente. É  realmente um processo muito lento e difícil.
“Nós tentamos não deixar a doença defini-la, tentamos continuar tão normalmente quanto podíamos, mas você tem esse bebê doente.  Não houve cura.  Tudo o que podem fazer é dar-lhes medicamentos para melhorar a qualidade de vida ”, relembra Beam, que diz que ela e o marido perceberam o problema quando Annabel tinha quatro anos.
Annabel no hospital 
Não importa quantas vezes Christy tenha revivido esse período da vida de seu filha, é claro que ainda é difícil  demais para ela relembrar tudo.  Ela admite: 'Eu imaginei o mais cinza dos futuros para Anna. Eles me disseram que ocasionalmente crianças como Anna ficam tão ruins que vão para a lista de transplantes intestinais e às vezes elas pegam uma bolsa de colostomia, muitas vezes elas recebem um "botão G" para distribuir medicação.

'Nada disso é bom. Apenas continua progredindo e piorando e ela progrediu tão rapidamente ao longo dos quatro anos e meio que imaginei todas essas coisas acontecendo com ela.

Tanto Christy quanto seu marido, Kevin, foram criados em lares muito cristãos  - eles moram perto de Houston,   em Wichita Falls.
Annabel Beam posando com seu diploma de formatura do jardim de infância.  Mas com apenas cinco anos sua mãe diz que quase a perdeu porque ficou totalmente obstruída abdominalmente e precisou de uma grande cirurgia.
 Annabel Beam posando com seu diploma de formatura do jardim de infância.
O culto da família na Igreja Batista de Alsbury, nas redondezas de Burleson, atraiu grande força da comunidade que ajudou da maneira mais prática - trazendo caçarolas nas numerosas ocasiões em que Christy foi forçada a se afastar da família com Annabel para tratamento médico.

Mas, apesar de todo o socorro que evidentemente tiraram daquela família espiritual, Christy admitiu que sua própria fé foi seriamente testada.

Ela diz: 'No filme, meu personagem perde sua fé. Eu nunca perdi, mas eu definitivamente lutei. Quando você vê seu filho sofrer e você não pode fazer nada sobre isso ... Eu comecei a fazer muitas perguntas a Deus que eu não senti que estava sendo respondida.

"Principalmente," Por quê? Por que Annabel? E como você reza para o único Deus verdadeiro, o curador supremo, quando sua filhinha não está bem por quatro anos e meio?

Christy admitiu abertamente que havia chegado a seu ponto de ruptura com aquele momento em um hospital de Boston em que sua filha a olhou nos olhos e disse a ela com bastante calma que só queria morrer.
Christy diz que estava perto da cama de Annabel, quando a garotinha se virou para ela e disse: 'Mamãe, eu só quero morrer.  E eu quero ir para o céu e viver com Jesus onde não há mais dor '(Christy e marido Kevin com Annabel)
 Annabel com a mãe e o pai em sua igreja
 Quando você vê seu filho sofrer e você não pode fazer nada sobre isso ... Eu comecei a fazer muitas perguntas a Deus que eu não senti que estava sendo respondida.
Ela diz: "Ela estava tão doente, frágil e fraca".

Por isso, foi uma surpresa quando, na semana seguinte, Annabel disse à mãe que iria brincar com as irmãs.

Christy diz: 'Eu estava lavando roupa e limpando e ela estava deitada lá no sofá. E eu disse: "Você tem certeza?" Ela disse: "Sim. Se for demais, eu voltarei".

Quando Annabel não voltou, sua mãe assumiu que as coisas estavam indo bem.

Ela lembra: “De repente, Abbi entrou, bastante histérico e disse que Anna havia caído na árvore. Eu pensei que ela tinha acabado de subir um pouco alto demais e porque ela estava tão doente que escorregou e ficou presa.

Abigail fisicamente agarrou sua mãe e arrastou-a a várias centenas de metros de sua casa até o bosque onde o acidente havia acontecido.

Christy diz: “Quando cheguei lá, Adelynn, que tinha 7 anos na época, estava na base da árvore cavando na lama com um pouco de metal.

Eu disse: "O que você está fazendo? Onde está Annabel?" Ela disse: "Mamãe, ela não consegue respirar. Estou cavando ela".
'Um dia Kevin estava na cozinha e ele me disse:' Você acha que ela é? '  E eu disse: "Não diga isso".  Eu não queria que ele dissesse "curado".  Eu não queria azarar, 'Beam diz Daily Mail Online (Annabel na foto com seu médico)
 Anabel com seu médico 
'Estou olhando em volta e não consigo vê-la e as meninas disseram, em uníssono:' Ela está na árvore '. E elas apontaram para a base desta árvore monstruosa e Abbi me puxou para o outro lado e apontou para um buraco e disse: "Ela entrou naquele buraco e ela está no fundo da árvore".

"E foi como, tudo acabou de parar."

Christy telefonou para o marido que trabalha nas proximidades. Ele voltou para casa numa velocidade impressionante.

Ele tem um metro e oitenta de altura e teve que se levantar do degrau superior de uma escada de 24 pés para espiar dentro do choco oco seco no qual Annabel havia caído.

Ele tinha um pedaço de corda que ele pretendia usar para puxá-la para fora.

Christy relembra: 'Ele acendeu um flash de luz e apenas iluminou para baixo, para baixo e para baixo e lá estava Anna, amarrotada na posição fetal na parte inferior e ele simplesmente soltou a corda. Ele disse muito misteriosamente, "Ligue para o 911".  Os bombeiros levaram cinco horas para resgatar Annabel, que inicialmente não respondia. "Não sabíamos se ela estava viva ou morta", diz a mãe.

'Ninguém poderia ir até ela porque era muito estreito e eles não poderiam cortar a árvore porque ela teria desmoronado sobre ela e  se machucado. Nós estávamos apenas segurando nossa respiração em meio a todo o caos.
'No filme meu personagem perde sua fé.  Eu nunca fiz, mas eu definitivamente lutei.  Quando você vê seu filho sofrer e você não pode fazer nada sobre isso ... Eu comecei a fazer muitas perguntas a Deus que eu não senti que estava sendo respondida ”, conta Christy (foto com a filha Annabel e a atriz Jennifer Garner no início deste mês)
Christy  foto com a filha Annabel e a atriz Jennifer Garner no lançamento do filme
'Mas uma vez que ela começou a responder, ela estava muito tranquila. Foi assustador para os bombeiros. Ela nunca disse: "Você vai me tirar daqui? Onde está minha mãe? Me ajude".

“Eles amarraram uma corda em alças para fazer uma espécie de funda e fizeram com que ela entrasse nela - ela ajudou em seu próprio resgate, seguindo meticulosamente as instruções. Ela nunca ficou nervosa ou chateada.

Do lado de fora, os bombeiros alertaram Christy para esperar o pior - ninguém, disseram, poderia cair 30 pés sem sofrer ferimentos graves; ossos quebrados ou paralisia.

''Eu sentei no colo de Jesus e queria ficar lá, mamãe,  porque não há dor no céu, mas ele me disse que eu não podia, não era a minha hora, que eu tinha que voltar, que havia planos na Terra para mim Eu não poderia cumprir no céu e que quando os bombeiros me tirassem, não haveria nada de errado comigo.''
Uma vez fora, Annabel foi levada de helicóptero para o Hospital Infantil de Cook, em Fort Worth, onde uma bateria de testes foi realizada e uma após  a outra voltou negativo. Além de uma pequena concussão, Annabel não se machucou.

Depois de uma noite no hospital para observação, seus pais insistiram em levar  a menina para casa.

Christy diz: 'Como tivemos esse problema em Boston e ela desistiu e não estava brigando, Kevin não a queria no hospital por um longo período, porque mentalmente ela não precisava estar naquele lugar.'

Foi no caminho para casa no caminhão da família que Annabel falou pela primeira vez de sua viagem ao céu.

'Estávamos todos no caminhão falando dos eventos do dia anterior e ela simplesmente se vira para mim e diz:' Você sabe que  eu fui para o céu quando eu estava naquela árvore ?', diz Christy.

'Eu apenas olhei para ela e disse:' Sério? ' e eu estava pensando: "Quanto você bateu com a cabeça? Eles perderam algum tipo de lesão cerebral grave?"

'Mas então ela começou a falar e disse:' Eu sentei no colo de Jesus e queria ficar lá  mamãe ,  porque não há dor no céu, mas ele me disse que eu não podia, não era a minha hora, que eu tinha que ir de volta, que havia planos na  Terra para mim que eu não poderia cumprir no céu e que quando os bombeiros me tirassem, não haveria nada de errado comigo ".

"E eu disse a ela, " Bem, não havia nada de errado com você daquele outono. Foi um milagre. " Nunca me ocorreu que pudesse significar mais alguma coisa.

Mas um dia se transformou em outro e outro e Christy começou a perceber que Annabel não precisava de sua medicação para a dor.

Duas semanas após o outono, quando Annabel deveria iniciar sua rotação cíclica de dez dias com um poderoso antibiótico, sua mãe ligou para o médico e disse que realmente não queria começar a medicação quando Annabel parecia não precisar.

Christy diz: 'Eles estavam bem comigo por mais ou menos um dia, mas disseram que precisariam em alguns dias. Nunca mais lhe demos essa medicação.  Gradualmente, ao longo de um período de meses e com a bênção e supervisão de seus médicos, Annabel foi retirada dos medicamentos  que faziam parte de  sua vida.

Ela estava brincando e cheia de vida. Ela estava comendo normalmente e indo ao banheiro. Ela era, diz Christy, "uma criança diferente".

Ela continua: 'Um dia Kevin estava na cozinha e ele me disse:' Você acha que ela está…? ' E eu disse: "Não diga isso". Eu não queria que ele dissesse "curada". Eu não queria azarar.

Mas   amigos e familiares descreviam a recuperação de Annabel como "um milagre".

Christy diz que nunca pressionou Annabel para falar sobre sua experiência na árvore.

Em vez disso, ela diz : 'Eu disse a ela que sua experiência no céu era um momento íntimo e precioso com seu Deus e que se ela quisesse me dizer, eu adoraria ouvir, mas eu não iria para perguntar a ela sobre isso.
Christy Beam, 43, diz ao Daily Mail Online: “A verdade é que demorei muito tempo para aceitar que Anna estava curada.  Eu diria que por quase um ano após sua queda eu estava esperando o sapato cair '
 Christy Beam, 46 anos,  a feliz  mamãe de Annabel
“Eu lembro que um dia eu estava sentada no computador e ela disse:“ Mamãe, eu sempre achei que o céu seria como estar sentado em nuvens, mas na verdade é como estar suspenso acima do universo ”.

Christy levou a rabiscar as coisas que Annabel disse. Ela diz que, mesmo assim, dentro de um ano do acidente e da recuperação milagrosa de Annabel, ela sentiu que Deus havia "colocado em seu coração" para escrever um livro, mas rejeitou a ideia.


Então, um dia ela conheceu uma amiga que não via há anos no almoço e a primeira coisa que a amiga disse a Christy foi que Deus lhe havia dito que ela deveria escrever um livro.

Mais uma vez, ela tentou ignorá-la até que, no mês seguinte,  a  amiga disse: "Christy, Deus me disse que não é uma questão de se, mas quando. Ele quer que você saiba que vai escrever um livro". '

Christy saiu e comprou um laptop naquele dia e, quando ela se sentou para escrever, as palavras saíram dela, diz ela. Um ano depois, quando começava a aceitar que o milagre aconteceu,  foi comovedor.

"Falei com Annabel sobre isso", diz ela. "E ela pensou que eu deveria fazer isso, que as pessoas deveriam ouvir a história dela."

Nem mãe nem filha tinham ideia de quão ampla seria a audiência que a história alcançaria.

Hoje a família ainda está lidando com o fato de que o livro foi escolhido e transformado em um filme tão rapidamente e que é um best-seller.

Christy diz: 'Eu pensei que uma vez que estivesse escrito, seria isso. Feito, amarrado com uma fita e mais.

Agora, Christy espera que leitores e espectadores tirem "uma mensagem de esperança" da história de sua família.

Ela acrescenta: “Realmente, minha maior mensagem que sinto  em compartilhar com as pessoas é que, durante o tempo do meu julgamento e luta e escuridão, eu estava com a cabeça baixa.

“Eu apenas me arrastei e coloquei um pé na frente do outro, lutei e fiz o que precisava, mas sentia falta de todos aqueles pequenos milagres que aconteciam ao meu redor todos os dias porque estava com a cabeça baixa.

'E quando eu escrevi o livro eu refleti e vi todas as coisas que estavam acontecendo e percebi como eu sentia falta delas.

Então, minha mensagem para as pessoas agora é, em seus momentos de julgamento e escuridão, olhe para cima. Levante a cabeça. Tire isso da escuridão.

'Pare de olhar para baixo porque você vai ver o que o impulsiona para frente e lhe dá a esperança de que você precisa passar e continuar lutando para ver qual é o plano, o que está do outro lado da montanha.

'E eu gostaria que alguém tivesse dito isso para mim e então eu quero que as pessoas  se transformem também com o que nos aconteceu - eu espero.'