Pular para o conteúdo principal

3 TÉCNICAS DE ATENÇÃO PARA ENFRENTAR CRISES DE PÂNICO


Por Krista Lester Homem meditando


"Vivendo profundamente no momento presente, podemos entender melhor o passado e podemos nos preparar para um futuro melhor". ~ Thich Nhat Hanh

Quando eu estava no colégio, um acidente de carro horrível   mudou meu mundo. Meu namorado na época perdeu seu irmão de dezenove anos para o acidente. Nunca conheci seu irmão, mas não importava; um véu escuro tinha sido lançado sobre minha vida.

Nos dias, semanas, meses e anos após o acidente, afundei-me numa depressão  cada vez mais profunda. Comecei a ter ataques de pânico e cortei-me diariamente, tentando sentir algo além de terror e desespero. Busquei tratamento, me encontrei com terapeutas, tentei dezenas de medicamentos e rotineiramente voltei para o álcool  e nada funcionou.

Em pouco tempo, eu me apaixonei por um homem que também estava profundamente deprimido. Seis meses após o casamento, encontrei-o colapsado no chão da sala de estar depois de tentar matar-se por sobredosagem em sua medicação.

Liguei para as autoridades, apoiei-o durante a permanência hospitalar que se seguiu e voltei para meus métodos insalubres de lidar com a dor.

Durante anos, atravessava a escuridão, pensando que estava destinado a liderar uma existência miserável. Uma e outra vez, eu disse a mim mesmo que a vida teria sido muito melhor se esse acidente  tivesse me matado  . Eu estava convencida de que era o único fator fundamental que havia destruído minha vida.

Eventualmente, o estresse de viver dessa maneira alcançou-me. Além da depressão e da ansiedade , comecei a ter enxaquecas, hemorragias nasais incontroláveis ​​e dor muscular insuportável. Eu ia a  médico após   médico e chegou em um ponto que estava tomando sete medicamentos prescritos todos os dias, sem alívio à vista.

Finalmente, ficou claro que eu precisava seguir um curso diferente. Eu decidi olhar para a meditação. Em pouco tempo, eu havia acumulado três métodos de meditação para tentar.

O primeiro método era uma prática simples de fechar meus olhos e contar cada respiração. Eu tentei isso até que se tornou evidente que eu nunca poderia passar do número um antes que meu cérebro começasse a revivir eventos do meu passado. Fechando meus olhos, ao que parece, me levou muito longe do momento presente.

Em vez de fechar meus olhos, tive mais sucesso mantendo meus olhos abertos e em silêncio, mas conscientemente reconhecendo meus arredores. Se eu estivesse em casa, no trem ou caminhando pela rua, eu poderia praticar a atenção, dizendo: "Olá, tapete", ou "Olá, árvore", e eu estava imediatamente no presente.

Talvez seja estranho saudar objetos inanimados, mas isso me ajudou a manter uma experiência mais imediata do momento presente, então fui com ele.

Depois disso, tentei a meditação do exame corporal ou a percepção momento a momento das sensações dentro do corpo. Leva  algum tempo para reconhecer as sensações e acabou por ser uma grande ajuda na formação da minha mente para aceitar e reconhecer o desconforto até que ele passou. Vendo que o desconforto era uma experiência passageira era uma realização que mudava a vida por conta própria.

Ao longo de minhas experiências de meditação, eu continuava a ter problemas para ficar presente há mais de alguns segundos de cada vez, mas eu podia ver que estava começando a ter alguns benefícios.

Quando voltei a contar respirações, comecei a chegar a duas ou três ou às vezes até dez. Com a crescente fé de que a meditação consciente estava tendo um efeito positivo na minha vida, continuei meditando até que finalmente um dia minha meditação foi interrompida pelo som de uma sirene de ambulância.

Quando ouvi a sirene, senti um ataque de pânico chegar. A sirene me fez pensar novamente no dia do acidente  , e quando finalmente soltei esse pensamento, pensei no dia da tentativa de suicídio do meu marido.

Eu me preparei contra o ataque de pânico e tentei desesperadamente lembrar uma técnica de atenção plena que eu poderia empregar naquele momento.

Durante um ataque de pânico, as sensações corporais são extremas, então fazia sentido tentar concentrar-me na consciência do corpo e como eu estava relacionada ao meu entorno.

Apesar da voz interna que continuava me dizendo que eu ia morrer, resolvi experimentar este ataque de pânico com atenção, do começo ao fim. Voltei minha atenção para a minha respiração e enfrentei esse ataque de pânico, como se fosse uma onda oceânica que eu permitiria lavar sobre mim.

Enquanto todos os músculos do meu corpo começaram a apertar, conscientemente tentei soltar a tensão e simplesmente perceber o que estava acontecendo no meu corpo, sem julgamento ou culpa.

Quase instantaneamente, experimentei um espasmo muscular maciço que fez meu corpo inteiro escorrer. A consciência do meu meio ambiente tornou-se uma sensação de que eu estava caindo no chão, e eu estava preocupada com isso. Foi realmente o ataque de pânico que me mataria.

Mas então, o pânico, o terror e toda essa tensão muscular passaram por meu corpo no que eu apenas posso descrever como uma enorme onda de energia.

Senti que a onda passava do topo da minha cabeça através de cada último dedo e dedo do pé, e tão repentinamente quanto começara, o pânico desapareceu. Quando voltei à minha respiração, ouvi novamente a sirene e, pela primeira vez, ouvi uma sirene que não tinha nada a ver comigo ou meu passado. Ouvi uma sirene que era uma sirene e nada mais.

Nos cinco anos que antecederam essa experiência, não tive um único ataque de pânico. No meu caso, o pânico era uma expressão extrema de resistência aos pensamentos e memórias que não queria experimentar. Quando eu aprendi a parar de resistir, eu aprendi a vencer o pânico.

Não posso garantir que a experiência de outra pessoa seja a mesma, mas talvez eu possa compartilhar algumas sugestões com base no que funcionou para mim. Se você é um dos milhões de pessoas no mundo que sofrem de ataques de pânico, aqui estão alguns métodos que você pode experimentar na próxima vez que você sentir uma aproximação.

Contando Respirações
Observe sua respiração. É rápido e superficial? Está ficando mais rasa quanto mais voce entra  em pânico? Tome um momento para fechar os olhos e volte sua atenção para contar as respirações.

Se você achar que está contando muito rapidamente, veja se você pode se concentrar em apenas uma ou duas longas inalações e exalações. Não se preocupe se não conseguir passar de uma ou duas. Se você perceber que sua mente se desviou da contagem, parabéns! Você experimentou um momento de consciência em condições extremamente desafiadoras.

Reconhecendo seus arredores
Se, como eu, você achar que fechar seus olhos faz você entrar em pânico mais, abra seus olhos e comece a reconhecer seus arredores. Diga olá para suas mãos, seus pés, o chão, o teto, uma cadeira, uma árvore ou qualquer coisa que você perceba ao seu redor. Se você acha que isso é ridículo, é! Permita-se rir e ter um senso de humor sobre isso.

Consciência corporal
Volte sua atenção para o que você está sentindo em cada parte se seu corpo. Os músculos estão apertando? Você consegue sentir os dedos das mãos e dos pés? O que acontece se você tentar mexer com eles? A sensação muda enquanto você continua a respirar em longas inalações e exalações? Tudo o que você estiver sentindo, tente deixar isso acontecer sem resistência.

-

O que eu aprendi com a minha experiência foi uma lição que eu não vou esquecer: eu só encontrei minha força interior quando parei de tentar lutar.

O pânico gera impulso da energia que colocamos para combatê-lo, e o fato é que nem sempre precisamos lutar contra isso. A vida acontece com você e comigo, como acontece com todas as pessoas, se estamos prontos para isso ou não, e tudo o que realmente precisamos fazer é estar aberto a experimentá-lo um momento de cada vez

Krista Lester

Krista Lester é criadora do feed Twitter do @BunnyBuddhism e autor do Buddhism Bunny: Hopping Along the Path to Iluminism . Ela é uma escritora, professora, praticante de meditação e entusiasta da ioga, que compartilha sua história na esperança de que ela possa ajudar outras pessoas que sofrem. Para comprar o livro ou acompanhar as últimas notícias, visite http://BunnyBuddhism.com .