Pular para o conteúdo principal

Como sobreviver ao primeiro Dia das Mães sem mamãe?



Por: Caron Kemp

A florista preparou um buquê de última hora para mim, ela acenou com uma cabeça para uma multidão que transbordava em sua porta e orgulhosamente me disse que era o dia mais movimentado do ano. "Todo mundo tem uma mãe, quer estejam aqui ou não", explicou. "Onde quer que estas floresçam; Em suas mãos ou em seu túmulo, todos queremos honrá-las.

Na época - o último dia das mães - essa conversa foi um inofensivo tempo de encheção, mas este ano, como eu encaro o primeiro dia sem minha a minha mãe,Ainda a sinto presente . Há apenas 12 meses não tinha nenhum diagnóstico, e nenhuma idéia do que estava prestes um acontecer com a nossa família.

Nos ultimos meses desde a morte da mãe em agosto de 2016, após complicações de um câncer, tivemos de enfrentar inúmeros aniversários. Seis dias depois da cerimônia fúnebre era seu aniversário, então havia Natal, Ano Novo e agora isso. Cada vez que uma ocasião especial se aproxima, sinto uma trepidação imensa, para receber estes dias estes passam sobre mim  uma nuvem em particular escura.


 Na verdade, esta nova realidade é muitas vezes mais suportável em dias como este, quando os amigos reconhecem uma mudança sísmica sob os pés e a permissão é concedida de alguma forma para falar sobre ela e compartilhar memórias.

O nosso último dia das mães foi gasto em  um delicioso chá da tarde. Passamos como horas com sanduíches de pepino e conversas frívolas, comparando suas últimas compras e discutindo se sua nova cor de cabelo era muito claro para seu tom de pele.

Caron with her mum on 
her last birthday
Carol Kemp com sua mãe quando fez 70 anos
Enterrado sob o véu do comércio é o mais fino dos sentimentos. A vida acontece em um ritmo alarmante e nos surgem oportunidades para fazer um balanço e mostrar abertamente o apreço pela mulher que nos levou por nove meses e, em seguida, apoiado por muitos anos depois são limitados. Minha mãe sabia como ela era amada, mas depois de três filhos - agora com oito, seis e quatro anos - eu sabia que ela estava muito cansada.


Eu podia estar perdoada por passar o dia lamentando minha situação. Como eu adoraria estar com ela novamente, escrever um cartão , lhe dar um presente desejado e simplesmente estar em sua presença. Ela me fazia praticamente as mesmas perguntas uma e outra vez, enquanto eu fazia o possível para ter que reptir a mesma resposta. Eu pintava as unhas dela. Ela me daria 20 libras para tratar-me de algo. Nós bricavamos e ríamos de nada.
Sua ausência - especialmente hoje -  é mesmo  quase que insuportável, mas de minha tristeza eu tenho que extrair algo significativo e positivo. Mesmo como um adulto eu era uma menina feliz perto dela e eu sinto falta dela constantemente, mas eu sei que eu tenho que ser grata por todos os anos que tivemos e para permitir que uma dor  tão profunda possa me fortalecer ao invés de me definir.

  Em algum lugar, nas profundezas de meu ser, eu tenho que reunir  muita força para continuar por minha causa e minha irmã. E agora é meu dever fazer o mesmo com os meus filhos, que sem dúvida querem me dar apoio com suas liçõesde amor e carinho.

Eu quero ver este dia com  mamãe em mente, mas é hora de criar novas tradições com minha própria família. Começando com uma visita a floristas para comprar um buquê de flores para meus filhos darem para mim...  http://www.telegraph.co.uk/women/family/will-survive-first-mothers-day-without-mum/