Pular para o conteúdo principal

Os Estudos que provam que não somos feitos só de matéria



Por Robert Lanza,Físico, Médico,
Cientista, teórico e autor, ‘Além do Biocentrismo’
O mundo já foi maravilhoso. Como um menino eu me lembro de montar as escadas que levavam à lendária Harvard Medical School. As grandes placas de granito foram usadas por gerações passadas de cientistas. Aqui, eu imaginava, as maiores mentes do planeta ocupavam-se em microscópios eletrônicos e ultra-centrífugas, trabalhando em laboratórios em experimentos secretos. Mas eu sou mais velho agora, e meus colegas me dizem que somos apenas a atividade do carbono e algumas proteínas; Nós vivemos um pouco e morremos. E o universo? Também não tem significado.

Mas uma série de novas experiências sugerem que isso pode estar  tudo errado, e que parte de nós existe fora do mundo físico. As implicações dessas experiências foram minimizadas porque, até recentemente, o comportamento quântico estava limitado ao mundo microscópico. No entanto, essa visão de “dois mundos” (isto é, um conjunto de leis físicas para pequenos objetos e outro conjunto de leis para o resto do universo, incluindo nós) não tem base na razão e, mais importante, está sendo desafiada Em laboratórios ao redor do mundo.

Estamos presos em um paradigma desatualizado. Mais algumas equações, nos dizem, e saberemos tudo - qualquer dia agora. Não há mais aventura, nem jardins perdidos em terras distantes. Mas todos nós intuitivamente sabemos que há mais para a existência do que a nossa concessão de livros de ciências. É o mesmo anseio nostálgico que dá à religião seu poder persistente sobre a humanidade.

Foi essa busca que me atraiu para a ciência. Minha vida tem sido uma viagem que começou como um menino quando eu me convenci a fazer uma viagem (de ônibus ) para Harvard. Eu esperava que os homens de ciência me recebessem gentilmente, Mas quando eu cheguei lá o guarda não me deixava entrar. Eu me sentia como Dorothy no Mágico de Oz, quando o guarda do palácio disse “vá embora”. Eu andei em torno do edifício e  fiquei perto de algumas lixeiras     tentando parecer discreto. Um rapaz calvo e de baixa estatura apareceu caminhando com um monte de chaves - o zelador, eu pensei. Depois que eu entrei, ele me perguntou se ele poderia ajudar. “Não”, eu disse “estou procurando um médico de Harvard, estou tentando induzir a síntese de melanina em galinhas albinas”. Minhas palavras se encontraram com um olhar de surpresa. Vendo o impacto que eles estavam tendo, continuei, embora eu estivesse certo de que ele não sabia o que era o DNA. Quando chegamos a falar, eu disse a ele que eu trabalhava no refeitório da escola, e era bom amigo do zelador da rua. Ele perguntou se meu pai era médico. “Não,” eu ri. “Ele é um jogador profissional, ele joga poker.”

Eu não sabia que ele era Stephen Kuffler, o mundialmente famoso neurobiólogo que havia sido nomeado para o Prêmio Nobel. Naquela época, no entanto, eu me sentia como um professor ensinando um aluno. Eu lhe falei sobre o experimento que eu tinha realizado no meu porão - como eu alterei a composição genética de um frango branco para torná-lo preto. “Seus pais devem estar orgulhosos”, disse ele. “Não, eles não se importam com o que eu faço”, eu respondi. “Eles pensam que eu estou na minha casa na árvore.” Ele insistiu em me apresentar a um “médico de Harvard”. Eu hesitei - eu não queria que ele se metesse em encrenca. “Não se preocupe comigo,” ele disse com um pequeno sorriso.

Ele me levou para uma sala cheia de equipamentos sofisticados. Um “médico” olhando através de um instrumento estava prestes a inserir um eletrodo no nervo de uma lagarta [o “médico”, Josh Sanes, era um estudante de pós-graduação, agora Diretor do Centro de Harvard para a Ciência do Cérebro]. - Vou parar mais tarde - disse meu novo amigo. A partir desse momento tudo foi um sonho tornado realidade. O médico e eu conversamos durante toda a tarde. E então eu olhei para o relógio. “Ah não!” Eu disse: “Eu tenho que ir!” Eu corri para casa e fui direto para minha casa na árvore. Naquela noite, o telefonema de minha mãe penetrou nos bosques: “Rob - Vamos! É Hora de jantar!”

Ninguém tinha idéia, naquela noite - inclusive eu - de que eu conhecera um dos maiores cientistas do mundo. Kuffler é freqüentemente referido como o “Pai da Neurociência Moderna”. Como estudante de medicina eu usei o seu From Neurons to Brain como um livro de texto. No entanto, não foi o que eu aprendi com seu livro que foi mais relevante para a compreensão do mundo. Era surpreendente perceber, depois de estudar a neurobiologia, que objetos, nossos próprios corpos, não são mais que representações em nossa mente - que não podemos ver nada através do osso que envolve o cérebro.

Assumimos que há um universo “lá fora” separado do que somos e que não desempenhamos nenhum papel na sua aparência. No entanto, desde a década de 1920, as experiências mostraram exatamente o oposto; Os resultados dependem se alguém está observando. Isto é mais vividamente ilustrado pela famosa experiência de dois buracos. Quando você vê uma partícula atravessar os buracos, ela se comporta como uma bala, passando por um buraco ou outro. Mas se ninguém observa a partícula, exibe o comportamento de uma onda e pode passar por ambos os buracos ao mesmo tempo.

Esta e outras experiências nos dizem que as partículas não observadas existem apenas como “ondas de probabilidade” como Max Born demonstrou em 1926. São previsões estatísticas - nada mais do que um resultado provável. Até serem observadas, elas não têm existência real; Só quando a mente coloca o andaime em seu lugar pode ser pensado como tendo duração ou uma posição no espaço. As experiências tornam cada vez mais claro que mesmo o mero conhecimento na mente do experimentador é suficiente para converter a possibilidade em realidade.

Importante, este comportamento não se limita ao mundo microscópico. Novos experimentos realizados com moléculas enormes chamadas “Buckyballs” mostram que a realidade quântica se estende ao mundo macroscópico em que vivemos. Em 2005, os cristais KHC03 exibiram sulcos de emaranhamento de meia polegada de altura, comportamento quântico cutucando em níveis diários de discernimento.

O biocentrismo nos diz que a realidade é um processo que envolve nossa consciência, e que o espaço e o tempo não são os objetos duros que pensamos. Experiências recentes mostram que partículas separadas podem influenciar-se instantaneamente em grandes distâncias, como se fossem dotadas de inteligência. Elas estão intimamente ligadas de uma maneira sugerindo que não há espaço ou tempo que influenciam o seu comportamento. Em 1997, Nicolas Gisin enviou pares de partículas que se aproximavam das fibras ópticas até que se separassem á sete milhas. Mas, independentemente da ação tomada, seu gêmeo realizou a ação complementar instantaneamente. Desde então, outros pesquisadores duplicaram o trabalho de Gisin.

Todos estes experimentos fazem o sentido perfeito de uma perspectiva biocentrica. Tudo que percebemos é um turbilhão de informações em nossa cabeça. O tempo pode ser definido como o somatório dos estados espaciais que ocorrem dentro da mente. Mas isso não significa que exista uma matriz invisível na qual as mudanças ocorrem. Observamos nossos entes queridos envelhecer e morrer e assumir que uma entidade externa chamada tempo é responsável pelo crime. Há uma intangibilidade peculiar ao espaço, também. Como o tempo, é apenas uma ferramenta do nosso entendimento.

Estudos futuros podem confirmar essa visão biocêntrica do universo. Apenas alguns meses atrás, Gisin anunciou uma nova torção em sua experiência, e que os resultados poderiam ser visíveis a olho nu. Outra nova experiência proposta, a superposição escalonada, pode confirmar que os efeitos quânticos se aplicam a objetos de escala humana.

Parece ontem que eu estava de pé junto à lixeira de Harvard; E que um dos cientistas mais brilhantes da história me deixou entrar no mundo da ciência. No final dos anos 70, as apostas eram de que o próximo Prêmio Nobel iria para Kuffler, Wiesel e Hubel. Mas os prêmios Nobel não são concedidos póstumamente, e Kuffler morreu enquanto trabalhava em sua mesa em 11 de outubro de 1980. (No ano seguinte, Hubel e Wiesel ganharam o Prêmio Nobel.) Algum dia nós vamos perceber que as perguntas com que ele se preocupou - o cérebro e como percebemos o mundo - são um mistério a par com a compreensão do universo e da origem da vida.

Mas a solução para este mistério está ao nosso alcance, uma solução sugerida pela freqüência com que o velho paradigma quebra. Este é o problema subjacente: ignoramos um componente crítico do universo, o desviamos do caminho porque não sabíamos o que fazer com ele. Este componente é a consciência - nós, o grande observador.

No livro 'O Biocentrismo' Robert Lanza  expõe a sua brilhante  Teoria de Tudo em que mostra que a vida e a Consciência é que dão Origem a Tudo.   http://www.huffingtonpost.com/news/biocentrism/