Pular para o conteúdo principal

MORREU OLIVER SACKS , O GÊNIO DE O HOMEM QUE CONFUNDIU SUA MULHER COM UM CHAPÉU

 

A prosa suave e uma empatia contagiosa são duas das qualidades que mais  vai ser lembrada deste neurologista britânico. Ambas combinações, fizeram de Oliver Sacks  um dos escritores de ciência mais ilustres nas últimas décadas e permitiu-lhe esculpir um nicho na memória de milhares no ato de amar as pessoas.

Ele foi autor de livros que conquistaram leitores ao redor do mundo, incluindo Awakenings (1973), sobre um grupo de pacientes que sofrem de uma forma rara de encefalite, Um antropólogo em Marte (1995), onde se mergulhado as características ricas de pessoas com condições de auto-exiliantes como o autismo, e Oaxaca Journal (2012), em que relata uma expedição inesquecível para o Fern sociedade americana em busca de samambaias para as montanhas de Oaxaca.

A franqueza de sua obra erigida-lo como um dos homens mais queridos da ciência e popular. Sacks recebía  anualmente milhares de cartas de leitores  : "Invariavelmente eu respondo as pessoas dentro de dez anos, mais de noventa ou estão na prisão." Ao longo de sua carreira, chamado de "poeta laureado da medicina", realizada dissidência fisiológica e descobriu que, além da gravidade dos julgamentos culturais geralmente infundados, as pequenas peculiaridades que viver em nós, em nossos corpos e mentes, Eles são belos jardins que mantêm alguns das mais belas  e úteis lições.

Em fevereiro deste ano, o mundo foi abalado pela notícia de que Sacks tinha câncer terminal. Na verdade, mais do que o anúncio lamentável que atingiu um acorde era a sua abordagem, e para compartilhar esse novo personagem de seu horizonte pessoal. Através de sua coluna no New York Times, em um artigo intitulado "My Own Life" Sacks mergulhou-nos a reflexões sobre a morte catárticas, mas acima de tudo para a vida.

''Nos últimos dias, tenho visto a minha vida a partir de uma altitude elevada, uma espécie de paisagem, e com um crescente sentimento de conexão de cada uma das suas partes. Isso não significa que você é feito só com a vida.

Eu me sinto intensamente vivo e quero e espero que o tempo que me resta para viver me permitir  aprofundar-me em meus  meus amigos, no  adeus para aqueles que eu amo, escrever mais, de viagem, se eu tiver a força, alcançar novos níveis de conhecimento e compreensão.

Isto incluirá a ousadia, clareza e falar francamente; Eu tento que ajustar minhas contas com o mundo. Mas também tenho tempo para  me divertir (mesmo para  coisas  aparentemente tolas).

Eu não posso dizer, não tenha medo. Mas o meu sentimento dominante é a gratidão. Eu tenho amado e sido amado; Tenho dado muito e me deram muitas coisas; Eu li, viajei e escrevi.''

A partir desse momento a doença invade Sacks e seus textos se tornam mais intensos  no Daily News, que, eventualmente,  foi perdendo regularmente, sugerindo que sua batalha com a doença se alastrou às vezes, esses benefícios que historicamente caracterizaram ele intensificou.  . Entre eles vale destacar "Minha tabela periódica", publicado em 24 de Julho, uma nova reflexão sobre a vida, o seu curso e da ordem, que será impresso em muitos de nós (e que felizmente está lá, aberta a que querem dar alguns minutos).

''Algumas semanas atrás, no campo, longe das luzes da cidade, eu vi todo o céu "polvilhado com as estrelas" (nas palavras de Milton). [...] Foi esse esplendor celestial que de repente me fez perceber o quão pouco tempo, o quão pouco a vida me deixou. Meu senso da beleza do céu desde a eternidade, era misturado de forma inextricável com um sentido de transcendência e da morte.

Hoje 30 de agosto Oliver Sacks morreu aos 82 anos. Com ele um homem de integridade, que promoveu a empatia e não perguntando o que  mais gostava de  fazer, retórica e pretensiosamente, mas a partir de suas ações, do amor ativo de vida e suas folhas lacunas. Com ele continua sendo um dos legados mais sensíveis que se originou na ciência contemporânea, a exemplo da consistência e permanece lembrete a viver um total, franco e simples quedas, o imposto poderia ser mais bonito, e talvez o único legítimo, isso depende de nós. EM O Homem Que Confundiu Sua Mulher com um Chapéu (título original, em inglês: The Man Who Mistook His Wife for a Hat)   São 24 ensaios sobre pacientes que perderam a memória de grande parte de seu passado ou que não eram mais capazes de reconhecer pessoas e objetos comuns. Em particular, o estudo de caso de um homem com agnosia visual (prosopagnosia) que tenta pegar seu chapéu mas pega a cabeça de sua esposa e tenta colocá-la na cabeça, sem conseguir perceber o que estava fazendo de errado.
Classifica tais histórias clínicas em 4 grupos:
  • "Perdas" (ou deficits) de função neurológica
  • "Excessos" correspondendo aos distúrbios excitados e produtivos
  • "Transportes" referentes aos estados "oníricos" e ausências.
  • "O mundo dos simples" onde analisa casos de retardo mental e autismo
O livro se tornou a base para uma ópera do mesmo nome, composta por Michael Nyman O cérebro é o mecanismo mais complexo no universo", disse ele em uma entrevista à revista People. "Eu não poderia imaginar passar minha vida com rins."
A própria psique de Sacks era bastante complicada.
A certo ponto em sua vida, ele lutou contra o abuso de drogas e a timidez aguda e sofria de prosopagnosia, uma doença que deixa vítimas incapazes de reconhecer rostos.
Em 2012, ele disse à revista New York que tinha feito psicanálise por mais de 45 anos e era celibatário desde meados da década de 1960, porque estava essencialmente casado com seu trabalho.

No entanto, em sua autobiografia revelou ter se apaixonado aos 77 anos pelo escritor Billy Hayes.
 Sacks, um ateu declarado, nasceu em Londres em 7 de julho de 1933, em uma família de médicos judeus. Na esperança de mantê-lo a salvo dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, os pais o mandaram embora da embora da cidade para uma escola, e o tímido jovem Sacks se voltou para a ciência.
Depois de frequentar a escola de medicina e exercer a profissão na Grã-Bretanha, ele se mudou para os Estados Unidos na década de 1960, onde estudou um grupo de pessoas que contraíram encefalite letárgica. Elas estavam sem tratamento e praticamente congeladas em estados catatônicos por décadas até Sacks administrar uma droga psicoativa experimental conhecida como L-dopa.
A droga teve um efeito explosivo de "despertar" sobre os pacientes, mas o experimento caminhou para o fracasso quando eles desenvolveram tiques, convulsões ou comportamento maníaco e tiveram problemas para se adaptar ao mundo contemporâneo.
Sacks escreveu sobre os pacientes no livro de 1973 "Tempo de Despertar", que levou ao filme homônimo indicado ao Oscar de 1990, estrelado por Robin Williams como Sacks e Robert de Niro como um de seus pacientes.
"Isto tornou-se uma experiência de céu e inferno", disse Sacks à revista People. "Mas os pacientes teriam morrido sem sequer um vislumbre da vida que tiveram se não fosse o L-dopa."
Seu trabalho mais conhecido é o livro de 1985, "O Homem Que Confundiu Sua Mulher Com Um Chapéu", uma coletânea de estudos de casos de pessoas cujos cérebros falharam, incluindo perda de memória, problemas de percepção e síndrome de Tourette.
Sacks, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, muitas vezes considerou suas próprias vivências em seus livros, incluindo "Enxaqueca", "O Olhar da Mente" sobre como lidar com a cegueira, e "A Mente Assombrada", com suas experiências com LSD e mescalina.Sua autobiografia, "Sempre em movimento: Uma vida", foi lançada em maio.
O escritor, que anunciou em fevereiro de 2015 que tinha câncer de fígado em estágio terminal, morreu em sua casa em Nova York, disse sua assistente de longa data Kate Edgar  . AQUI O LIVRO EM FORMATO PDF:  https://social.stoa.usp.br/articles/0016/2389/Sacks_Oliver_-_O_homem_que_confundiu_sua_mulher_com_um_chap.pdf