Pular para o conteúdo principal

O senso de humor de papai o mantinha vivo: Entrevista com Lucy Hawking


 Feita por Joe Stone em Março de 2015
LUCY E STEPHEN HAWKING"
Quando Eddie Redmayne ganhou um Oscar por seu papel como Stephen Hawking, sua filha Lucy assistiu em lágrimas. Aqui, ela descreve a visão dela e da vida de seu pai na tela.

Desde a infância, Lucy Hawking teve um sonho recorrente, quando seu pai Stephen recuperou o uso total de suas pernas. Então foi um momento surreal assistindo sua fantasia ganhar vida na tela grande. "Há um pouco no final da The Theory Of Everything, onde meu pai entra em um mundo de sonhos e se levanta e caminha", explica ela. 'É exatamente como um sonho que eu tenho, o que foi surpreendente de assistir, porque eu nunca o vi de pé.'

Lançado em setembro de 2014, o filme (que segue o relacionamento dos pais de Lucy, Stephen e Jane) ganhou três Globos de Ouro, três BAFTAs e um SAG Award, bem como o Oscar de Eddie Redmayne. É o mais recente capítulo do que tem sido uma vida extraordinária. Ao crescer como filha do astrofísico mais famoso do mundo, Lucy, 47, passou anos sendo questionada sobre como é ter Stephen Hawking como pai. Hoje ela diz: “Eu li um astronauta descrevendo como voar no espaço é uma combinação estranha do extremamente comum e do profundamente extraordinário - e é assim que nossas vidas são. Dia-a-dia, meu pai está em uma cadeira de rodas, ele é profundamente afetado por doenças neuromotoras e há elementos que são muito mundanos e desafiadores. Mas então você tem momentos totalmente incríveis onde você está indo a algum lugar incrível e assistindo ele ser assediado por fãs.


Lucy diz que eles ficaram emocionados quando Eddie ganhou. 'Papai estava em frangalhos e eu tinha lágrimas nos olhos quando Eddie nos agradeceu em seu discurso.' Desde então, o ator prometeu visitar Cambridge com sua estátua, com Lucy brincando: "Vou colocar a chaleira no fogo!" Para Lucy, no entanto, o destaque da temporada de premiações foi o BAFTA, que permitiu a Stephen mostrar seu senso de humor, quando ele brincou no palco sobre sua boa aparência. As pessoas às vezes esquecem que as pessoas com deficiência têm personalidades. Eu gosto quando o senso de humor do papai aparece. Quando você pensa no que ele passa em termos de sobrevivência no dia-a-dia, seu senso de humor provavelmente ajuda a mantê-lo vivo.

STEPHEN HAWKING NO PALCO COM FELICITY JONES NO BAFTAS 
Longe dos holofotes, ela diz que seu pai 'gosta de assistir comédia, relaxar em casa ou ter um bom jantar com amigos e familiares.

Lucy percebeu pela primeira vez que sua infância era incomum na escola, quando a classe foi convidada por um professor para listar os empregos de seus pais. Enquanto as respostas de seus colegas de classe estavam cheias de advogados e fazendeiros, ela reivindicou o único cosmólogo. Vivendo em Cambridge, no térreo de uma modesta casa vitoriana pertencente ao colégio onde Stephen lecionava, havia conversas animadas na mesa de jantar, quando a família se juntaria a outros cientistas. Stephen provou ser um recurso inestimável quando se tratava de lição de casa - obviamente - e Lucy o descreve como um pai prático que poderia ser considerado um toque suave, com uma ressalva: 'Fomos proibidos de assistir Top Of The Pops. Acho que ele queria que a gente ouvisse música com um pouco mais de peso.

Mas ter um pai que sofria de neurose motora veio com desafios inevitáveis. Stephen foi diagnosticado com o distúrbio, que causa perda de massa muscular, aos 21 anos, e Lucy tinha sete anos quando percebeu que o pai estava muito doente e poderia morrer amanhã, no próximo ano ou a qualquer momento. Certamente, ninguém esperava que ele vivese 76 anos. Quando ela tinha 10 anos, seu discurso começou a piorar e as pessoas pediam a ela e a seu irmão que esclarecessem o que ele dizia, o que ela descreve como "perturbador para o pai e difícil para nós". Mas você rapidamente desenvolve pistas não verbais. Ele tem um carrapato facial bem estabelecido que significa sim e outro que significa não. É útil quando ele quer fugir rapidamente.

Lucy ouviu pela primeira vez a nova voz sintetizada de seu pai quando tinha 15 anos. "Ele disse:" Meu nome é Stephen Hawking ", e todos disseram:" Oh! Você é americano! ”Quando meu irmão mais novo tinha nove ou dez anos, ele costumava mexer na máquina para que, do nada, meu pai dissesse algo extremamente improvável, o que faria todos rirmos.

A TEORIA DE TUDO 
Principalmente, ela lembra que as pessoas ficaram surpresas que seu pai estava fora de casa. Nos anos 70, você nunca via uma pessoa em uma cadeira de rodas tendo uma vida autônoma como o meu pai. Foi um choque tão grande. As pessoas costumavam olhar para nós na rua; é indigno de ser encarado assim. Para os amigos, no entanto, nada mais era do que uma novidade. 'Eles estavam bastante fascinados, porque poderia girar em círculos. Alguns pareciam pensar que era uma peça gigantesca de Meccano.

A Teoria de Tudo é baseada em um livro de memórias escrito pela mãe de Lucy, Jane. Famosa, ela descreveu como ela sentiu que ela e seus três filhos tinham sido "deixados para trás" depois que o cosmologista ganhou fama com a publicação de sua obra histórica Uma Breve História do Tempo. Eles se divorciaram quando Lucy estava estudando na universidade e, cinco anos depois, Stephen se casou com uma de suas cuidadoras, Elaine Mason. Eles se divorciaram em 2006, mas Lucy não será atraída para comentar sobre esse tempo turbulento, além de dizer: "Eu tive um relacionamento difícil com sua segunda esposa, e não a vejo há muito tempo".


"Crescendo com um pai, onde todos os dias podem ser os últimos, você vive no presente"
Começar a trabalhar em livros infantis com o pai em 2007 tornou-se, ela diz, uma grande oportunidade para ela "restabelecer e fortalecer nosso relacionamento". Hoje, Lucy é uma autora prolífica, tendo publicado dois romances e co-autora de quatro livros infantis. Então, o histórico dele a levou a superar? 'Eu acho que crescer com um pai, onde todo dia pode ser o último, faz você viver no presente e fazer tudo agora, porque pode não haver tempo. O tempo sempre foi uma presença dessas, “era como se estivéssemos ficando sem tempo, não temos tempo, seguimos em frente, e eu acho que isso se tornou uma grande compulsão”.

Quando Stephen assistiu sua vida se desenrolar na tela grande, ele chorou o tempo todo, gracejando que precisava, "mais física e menos sentimentos". O que Lucy tirou de ver o filme? “O que eu comprei em casa para mim é que, apesar de meus pais serem divorciados e de termos crescido, somos uma família. Nós passamos por incapacidades, doenças agudas, fama a longo prazo, genialidade ... e ainda assim estamos todos juntos.